Aprenda a tirar proveito dos métodos de elaboração de fluxo de caixa

 

O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais utilizadas pelas ciências contábeis, por isso, esse tema não poderia faltar aqui no nosso Blog. 

 

Vamos abordar neste post, os principais pontos que você, empreendedor, precisa conhecer para entender um pouco sobre esse instrumento de gestão financeira.

 

Quando bem aplicado, ele ajuda a projetar ideias e resultados. 

 

Com as informações do fluxo de caixa, o empresário poderá elaborar com segurança e eficiência a estrutura gerencial de resultados, análise de sensibilidade, calcular a rentabilidade, lucro, ponto de equilíbrio e o prazo de retorno do investimento. 

 

Fluxo de Caixa – O raio x da empresa 

 

Muitas ferramentas da ciência contábil trabalham como um verdadeiro raio x que serve para revelar o quadro geral no qual se encontra a saúde financeira dos negócios.

 

O controle do fluxo de caixa permite o diagnóstico e análise das possibilidades de sucesso do investimento e estágio atual da empresa.

 

Os tipos de fluxo de caixa

 

O Fluxo de Caixa pode ser utilizado apenas para medir o resultado do período (Modelo Operacional) em termos financeiros (Resultado do Negócio – semelhante a uma Demonstração do Resultado do Exercício). 

 

Além disso, ele também pode ser elaborado de forma mais completa. Nesse caso, incluirá todas as alterações no caixa: as de investimento (compra e venda de ativo) e as de financiamento (obtenção de novos recursos no mercado). .

 

A Demonstração do Fluxo de Caixa pode ser dividida em modelo direto e indireto.

 

Fluxo de caixa direto

 

Através do método direto, o fluxo de caixa começa pela demonstração das entradas e saídas que passaram pela conta Caixa e Equivalentes de Caixa da empresa.

 

Para isso, deve-se destacar as classes de recebimento e desembolsos das atividades operacionais, dividindo-as por sua natureza contábil, como recebimentos de clientes, pagamentos de fornecedores, etc.

 

Apesar de ser um pouco mais complexo, esse método cria condições favoráveis para fazer a classificação das entradas e saídas de acordo com critérios técnicos e não fiscais. Além disso as informações ficam disponíveis diariamente. 

 

Fluxo de caixa indireto

 

O fluxo de caixa indireto é mais simples, isso porque utiliza-se apenas dos  balanços patrimoniais referentes ao início e final do período, demonstração de resultado do exercício (DRE). 

 

Além disso, também leva em consideração algumas informações extras adquiridas na contabilidade. 

 

Esse modelo, está baseado nos lucros ou prejuízos do exercício (DRE), que deve ser ajustado pela depreciação e a amortização, além de variações nas contas patrimoniais.

 

Elaboração do fluxo de caixa 

 

Como podemos ver, elaborar um fluxo de caixa não requer muito esforço, vai depender muito mais de organização e dedicação. 

 

Além disso, o micro e pequeno empreendedor também podem contar com assessoria e serviço contábil tradicional ou digital de qualidade e custo benefício acessível.

 

Seja pelo método direto ou indireto, a forma mais simples para elaboração do fluxo de caixa consiste em avaliar as movimentações do Balanço patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), além de consultas no Razão de algumas contas.

 

Diferença

 

As informações apresentadas no grupo das Atividades de Investimento e de Financiamento são as mesmas, tanto na DFC Direta ou na Indireta.

 

No caso, a diferença está na forma de apresentar a origem e destino dos recursos em caixa em decorrência das atividades operacionais. 

 

A demonstração dos fluxos de caixa, tornou-se obrigatória para companhias abertas e para companhias fechadas com Patrimônio Líquido superior a R$ 2 milhões. 

 

Embora não seja obrigatório para outras empresas, o fluxo de caixa, como já dissemos, é uma ferramenta indispensável para quem quer manter a saúde financeira dos negócios e planejar ações seguras a curto e longo prazo.

 

A IF Assessoria Contábil tem planos com melhor custo benefício, com eles, você pode ficar em dia com o fluxo de caixa da sua empresa e de uma infinidade de assuntos financeiros.

Consulte nossos planos