Dicas para quem quer trabalhar “por conta” sem cometer deslizes

 

Alguns modelos de empreendimentos estão em alta e já viraram alvo principal de muitas pessoas que estão dispostas a montar seu próprio negócio e encarar novos desafios. 

Seja qual for sua história e jornada profissional, se você sonha em ser dono do seu micro, pequeno e quem sabe grande universo empreendedor, aí vão algumas dicas e sugestões para ser independente sem cometer deslizes.

 

Bom momento

 

Se a maré é boa, por que não aproveitar? Estamos diante de um cenário de mudanças no que diz respeito às novas regras adotadas pelo governo para facilitar e estimular a livre iniciativa.

A nova medida provisória, conhecida como MP da Liberdade, vem de encontro com os anseios de muitos brasileiros, seja para aqueles que ainda estão pensando em empreender como para aqueles que já estão em atividade.

As modificações anunciadas despertam boas expectativas, já que foram adotadas para favorecer especialmente o micro e pequeno empreendedor. 

É diante deste cenário de mudanças e tendências apontadas pelo mercado de negócios que vamos direcionar algumas dicas. 

 

Por quê você quer empreender? 

 

Um ponto importante antes de pensar em empreender são as razões pelas quais se quer fazer isso. Muitos que já empreenderam ou empreendem e estão há anos na estrada, já passaram pela experiência de ver seu projeto ir por água abaixo. 

Ouvir a experiência de quem já tem uma boa bagagem pode te ajudar a definir o melhor caminho e saber quais os erros que podem e devem ser evitados. 

 

Dicas começam com bons conselhos

 

Tenha planejamento de vida – Primeiro é preciso se perguntar: Tenho dinheiro? Tenho Vocação?  Consigo ficar sem salário? Aguento não ter uma rotina?

O medo não é bom conselheiro – Empreender por medo de perder o emprego também pode não ser uma boa ideia. 

Não siga a onda e os modismos – Tentar porque todo mundo está falando em empreender ou fazer o que todos estão fazendo também compõe a lista de razões para ainda não começar. Você pode acabar investindo num mercado saturado.

Pise no freio – Avalie se pode começar sozinho seu negócio. Não faça parcerias só por afinidade. Sócios que se unem por medo do desemprego e tem a mesma formação podem não ter recursos para se complementarem.      

Tenha domínio – Empreender sozinho pode ser confuso. Então faça algo que você tenha conhecimento e se sinta confortável.  

Pense nos desafios – Quando você se torna o patrão, tudo fica por sua conta.  

Se a internet cai você tem que ligar e resolver o problema; tem que contratar e demitir; comprar materiais; aumentar salário e marcar reuniões. 

 

Tendências

 

Depois de pensar e analisar todos esses conselhos, você terá bastante tempo para amadurecer seu negócio e quem sabe descobrir que já está pronto para pegar carona nessa boa maré de mudanças.

Se for esse o caso, listamos algumas tendências de negócios que estão dando certo no mercado e que, com um bom diferencial ou toque de criatividade, poderão dar mais certo ainda para você. Não se esqueça de contar com a ajuda de uma assessoria contábil acessível e confiável, você vai precisar dela para dar os primeiros passos com segurança.

 

Em alta

 

Demanda especializada – Serviços específicos associados a necessidades; escolhas; costumes; impacto social e ambiental: alimentação para veganos, celíacos, etc. 

Cosméticos personalizados – Sem testes em animais e sob medida. 

Startup tecnológica – Consultorias e aconselhamento financeiro: bancos online.

Agrotechs – Tecnologia para produção no campo, como uso de drones. 

Edutechs –  Startup de educação para facilitar aprendizado. 

Healtechs: Auxílio nos processos médicos, como: uso de inteligência artificial para análise de imagens.

Startup que conecta pessoas e serviços – Setor imobiliário de serviços que intermediam relação entre locatário e dono de imóvel e resolvem problemas de manutenção.

Entregas –  Negócios que aliam tecnologia a entrega de encomendas. 

Varejo  – Investimento em Franquia de varejo (shopping ou rua).    

Esperamos que esse post sirva de guia e inspiração para você que está pensando em ter seu próprio negócio. Compartilhe suas dicas e experiências, deixe seu comentário. A IF Assessoria Contábil quer saber mais sobre você!